Líder Veterinário luta por um estado livre de Raiva nas Himalaias

  • Community News
  • Dog vaccination

Para compartilhar o que inspira os envolvidos no esforço para erradicar a Raiva, estamos examinando mais atentamente o trabalho e a vida de alguns dos vencedores do Prêmio MSD Animal Health Award do Dia Mundial de Combate a Raiva de 2016.

Motivado por um forte desejo de melhorar o bem-estar dos animais e a saúde pública, o Dr. Thinlay N. Bhutia passou sua carreira trabalhando para um estado livre de Raiva em sua comunidade do Himalaia em Sikkim, na Índia. Limitada pelo Butão e pelo Nepal, esta região montanhosa foi o primeiro estado na Índia a quase atingir este objetivo, uma conquista liderada pelo empenho do Dr. Bhutia em liderança e sua incansável advocacia para a gestão da população de cães humanos e a vacinação contra a Raiva de caninos e animais selvagens.

Thumbnail
Dr. Thinlay Bhutia (na frente a esquerda) contendo um cão durante a campanha de vacinação

O Dr. Bhutia começou sua notável carreira como oficial veterinário estadual na Índia, mas viu uma oportunidade única para capitanear o controle da Raiva como o coordenador do programa do primeiro programa estatal aprovado pelo governo - a Divisão Sikkim Anti-Raiva e Saúde Animal (SARAH). Este programa defende o tratamento humano dos animais, ao mesmo tempo que se concentra na esterilização, na vacinação contra a Raiva e na educação comunitária como medidas de controle.

A grande consideração pelo Dr. Bhutia pelo cuidado compassivo dos animais sempre foi uma força motriz para seu trabalho. Ele observa: "Sinto fortemente que melhorar o bem-estar dos animais é uma parte importante do papel de um veterinário". E esses valores se manifestaram em muitos aspectos dos esforços do programa SARAH, pois ele trabalhou para mudar as atitudes sociais para o tratamento de cães.

No início do programa SARAH, o Dr. Bhutia ajudou dar fim a matança em massa de cães vadios, uma prática comum, mas ineficaz, empregada para o controle da Raiva. Trabalhando com os veterinários “além das fronteiras”, a esterilização - uma abordagem mais humana para gerenciar populações de cães - tornou-se a norma. Além disso, ao ver que as atitudes na comunidade foram afetadas negativamente por cães problemáticos, o Dr. Bhutia conseguiu encaminhar a mensagem de que, quando os cães são tratados de forma humana, eles são menos propensos a morder. Através de programas de educação comunitária, o Dr. Bhutia conseguiu manter a política de não-sacrifício, que muitas vezes foi desafiada quando surgiram novos problemas com cães agressivos.

Colaborando estreitamente com os Veterinários “Sem Fronteiras”, o Dr. Bhutia e o programa SARAH implementaram o primeiro programa de vacinação em massa estadual na Índia em 2010, um esforço que continua anualmente e terá um impacto duradouro em populações de cães de vida livre de difícil  manuseio. Um dos indicadores do  Dr. Bhutia como candidato para o prêmio MSD descreveu os impressionantes sucessos do programa, observando: "Houve um impacto positivo esmagador desde o início da SARAH ... agora existe uma pequena e gerenciável população de cães de rua em Sikkim e menos filhotes de cães em perigo. Há menos brigas de cães vadios, particularmente em época de reprodução, e a maioria é saudável e amigável ". Com esses esforços, o estado de Sikkim está livre de Raiva canina desde 2010 e quase sem morte por Raiva humana desde 2006 e com apenas dois casos humanos não confirmados em 2016.

A liderança do Dr. Bhutia no controle da Raiva não se limitou aos deveres típicos dos veterinários. Para alcançar o objetivo de um estado livre de Raiva, o Dr. Bhutia esteve envolvido em uma ampla gama de atividades de liderança e tem se comprometido com a abordagem Uma Saúde  recomendando ações de controle da Raiva para o governo e para a comunidade médica e fornecendo orientação para protocolos clínicos e coleta de dados epidemiológicos, bem como contribuições significativas para o cuidado dos animais após desastres naturais e para controlar a Raiva em populações de vida selvagem. Os esforços decididos do Dr. Bhutia na luta contra a Raiva culminaram com dar início à legislação necessária para declarar Sikkim um estado livre de Raiva, potencialmente colocando Sikkim como o primeiro estado na Índia a atingir esse objetivo.

Por Laura Baker, GARC, resumo preparado a partir de materiais submetidos juntamente com a indicação de Thinlay N. Bhutia para um Prêmio MSD Animal Health Award do Dia Mundial de Combate a Raiva. Você pode ler mais sobre as realizações do programa SARAH here.

Traduzido por Phyllis Romijn, M.V., PhD, pesquisadora cientifica pela PESAGRO-RIO, Brasil